Balneário Camboriú, balneário das novas e antigas lembranças

Imagens coletadas por Michela Gzamin
Texto Analú Vignoli

Balneário Camboriú, localiza-se no litoral centro norte de Santa Catarina. Com praias cercadas pela vegetação e pela arquitetura moderna dos prédios, assim como diversificadas opções de gastronomia, comércio e happy hour, a cidade se tornou destino de brasileiros, paraguaios, uruguaios, chilenos, na alta temporada, que tem seu estopim no mês de dezembro. Nos últimos anos, Balneário Camboriú passou por um crescimento considerável, se tornando também destino de universitários de todo o país e porque não, do exterior, durante todo o ano.

Conhecendo Balneário Camboriú hoje, é difícil acreditar, que esta cidade já não fora construída em meio há prédios e que de alguma forma, tinha ruas de barro com bem menos movimento, que as avenidas dos dias atuais. O que não mudou desde a sua criação em 1964, é o gosto pelo futebol, não é Copacabana, mas a areia da praia de Balneário Camboriú, já viu muita bola rolar e alguns de seus moradores possuem histórias, retratadas daquela época.

Luiz Carlos Caetano, nato de Balneário Camboriú, representando o futebol de areia do município, na passagem da Tocha Rio 2007, por Balneário Camboriú, na Avenida Brasil.

Luiz Carlos Caetano, Tocha Rio 04 de julho de 2007

Jogo de futebol de areia década de 90. Time da Prefeitura de Balneário Camboriú VS Rede Globo.

Melo Filho, Tigrão, Cuca, Razini, Ademar, Paulo Silvino (ator), Vilson,Vidigal, Gil, Luiz, Luis Carlos Caetano ( de verde), de amarelo jogadores e atores da Globo.

Década de 90, time da Prefeitura de Balneário Camboriú VS Rede Globo

Time Tubarões década de 80, jogo de futebol no campo enfrente a praça Tamandaré

Time Tubarões, década de 80

Time Tubarões, década de 80

Time Badalló´s VS Corinthias, setembro de 1981. Jogo realizado no Ginásio de Esportes Ivo Silveira, e o nosso jogador do dia, Luiz Carlos Caetano estava lá, em pé o quarto da esquerda para direita .

Ginásio de Esportes Ivo Silveira, 1981

Time Goiá- Campeonato Oficial de Futebol de Areia, em Balneáro Camboriú, década de 80. Em pé: Jorge, Tijolo, Roberto, Ademar, Alcides, João, Jairo, Mano, Alvin Renze (de preto). Agachados: Luiz C.Caetano, César, Bola, Tintino, Vilson, Paulo.

Time Goiá década de 80
Além dos jogos de futebol, Balneário Camboriú também é feita de outras atividades. Em pé, mão na cintura sem chapéu, pescador Protásio Boaventura Caetano (Dido), nascido em 08 de maio de 1905, em Balneário Camboriú, na época chamada Canto da Praia. O pescador Protásio foi homenageado tendo uma rua com seu nome.

Pesca em frente ao Hotel Marambaia, 1975.

Carnaval de Rua em 1994, Escola de Samba Unidos dos Pioneiros de Balneário Camboriú. A escola terminou seus festejos em 1995, pemanecendo por 10 anos ativa, sua sede até hoje é conservada na rua Vietna, no bairro Ariribá, onde são realizadas festas e promoções.

Luiz C. Caetano

Luiz C. Caetano

One response to “Balneário Camboriú, balneário das novas e antigas lembranças”

  1. ricardo santos ribas says :

    muito legal a matéria sou amigo do sr luis caetano pessoa muito boa …….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: