Publicações

Um olhar fotográfico – Mário Quintana

O livro “Um olhar fotográfico” inspirado nas poesias de Mário Quintana produzido pelos alunos de Jornalismo. “Quem nunca quis morrer, Não sabe o que é viver, Não sabe que viver é abrir uma janela…”Mário Quintana.

Um Olhar Fotográfico essa foi a temática trabalhada pelos alunos da disciplina de Fotojornalismo do primeiro semestre de 2009. O livro-reportagem destaca fotografias inspiradas nas poesias de Mário Quintana.

Crenças Populares

A expressão “crenças populares” aqui empregada se refere ao cotidiano, ao universo das singularidades dos atos de fé, tomada em seu aspecto amplo, sem vículo a uma instituíção oficial ou a uma religião em particular. Buscamos destacar os apectos mais singulares captar os sentidos e significados que a fé representa para cada sujeito, independente de sua religião.

A vida como se vê

“A vida como se vê” essa foi a temática trabalhada pelos alunos de Fotojornalismo II na Universidade do Vale do Itajaí do primeiro semestre de 2008. As imagens capturadas pelas lentes e pelo olhar de cada participante deste livro procuram narrar o cotidiano das pessoas, naquilo que Nelson Rodrgues chamaria de “A vida como ela é”. As fotografias, inspiradas na obra de Nelson Rodrigues buscam manter a aura de que fala Walter Benjamim em seus ensaios “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica(1936), não esquecendo o instante decisivo de Cartier Bresson e da aproximação do tema para esquadrar o momento que Robert Capa tanto impunha em suas fotos de guerra. Ele dizia que “Se você não fez uma boa fotografia é porque você não chegou perto o suficiente de seu objetivo”.

As imagens deste catálogo se propôem a registrar aspectos do dia-a-dia: A alaegria, a tristeza, a rotina do trabalho, a diversidade, a comunidade, a solidão, a morte, o nascer, os amigos e muitas passagens caminhadas por muitos e vistas por tão poucos. Aqueles que ainda não tiveram “tempo”, nem que seja por 10 segundos, para visualizar o mundo à sua volta, podem experimentar esses momentos do fotojornalismo. Os que já submeteram, certamente vão enxergar a”A vida como ela é”.

Aproveitem e façam uma boa leitura

Robson Souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: