2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina…

O grupo de Estudos Fotograma, o grupo de pesquisa Monitor de Mídia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Editora Photos promovem o 2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina. O concurso é aberto para todos os acadêmicos da graduação e egressos da Universidade do Vale do Itajaí. O tema do Concurso Memória Catarina é “Brincadeiras de Criança”. É dado ao fotógrafo amplo campo criativo, lembrando que as fotografias devem estar relacionadas com memória fotográfica e memória catarina.

Esta é a segunda ação do grupo Fotograma, que tem por objetivo recuperar, registrar e valorizar a memória fotográfica em Santa Catarina. Formado por professores e alunos dos cursos de Comunicação Social da Univali, iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2009, com estudos e discussões sobre a importância da imagem e a história da fotografia. Este 2º. Concurso Fotográfico é mais um passo para a consolidação da reflexão e efetiva valorização da memória visual do estado.

REGULAMENTO

2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina

1- O 2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina é promovido pelo grupo de estudos Fotograma, dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pelo grupo de pesquisa Monitor de Mídia, do curso de Jornalismo da Univali, com apoio da Editora Photos. O concurso é aberto a todos os acadêmicos de graduação e egressos da Universidade do Vale do Itajaí.

2 – O tema do Concurso Memória Catarina é “Brincadeiras de Criança”. É dado ao fotógrafo amplo campo criativo, lembrando que as fotografias devem estar relacionadas com memória fotográfica e memória catarina.

3 – O Concurso não será dividido em categorias, portanto, só serão aceitas fotografias em formato digital. As fotos podem ser entregues em P&B ou COLOR. As imagens devem ser encaminhadas para o email do grupo.

4 – Cada participante poderá enviar no máximo duas fotografias.

5 – As fotografias devem vir acompanhadas da Ficha de Inscrição (apêndice 1) por email, na qual os inscritos informarão os seguintes dados: nome completo do autor, endereço completo, telefone de contato, e-mail e o pseudônimo do autor, o qual também estará identificado no concurso. O nome do autor só pode aparecer na ficha de inscrição, as fotografias que estiverem identificadas (nome no arquivo da foto) pelo nome em vez do pseudônimo serão automaticamente desclassificadas. As imagens enviadas para o concurso não devem ser renomeadas

6 – Todos os trabalhos apresentados deverão estar de acordo com o tema do concurso, e serem inéditos. Portanto, não podem ter sido publicados em qualquer veículo de comunicação ou premiados em outros concursos.

7 – As fotografias deverão ser enviadas com tamanho de 1 a 5 Megapixel. Tamanhos intermediários, que sejam menores e/ou maiores que os limites mínimos e máximos estipulados não serão aceitos. Fotografias manipuladas digitalmente, com evidências de uso de artifícios de alteração drástica do original ou ainda que não atendam ao Regulamento do Concurso também serão excluídas pela Comissão Julgadora. A organização entende que o tratamento na fotografia pode ser feito (brilho e contraste).

8 – Os originais poderão ser cobrados caso as imagens apresentadas pelos autores não comprovem a veracidade da obra inscrita.

9- As fotografias e a ficha (escaneada com assinatura manuscrita) deverão ser enviadas para email do Fotograma fotogrmemoria@gmail.com . A organização do concurso não se responsabilizará por extravios que possam ocorrer eventualmente com as fotos que não forem enviadas corretamente para o email do concurso. Não serão aceitas fotos enviadas pelo correio(CD/DVD).

10 – As fotografias do Concurso Memória Catarina serão usadas única e exclusivamente para a divulgação do evento em revistas, jornais e sites para divulgação jornalística; nos sites da Univali e Editora Photos e em exposições. Nenhuma fotografia fará parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem será usada em publicidade, a não ser com a autorização do autor, detentor dos direitos patrimoniais e morais sobre a obra inscrita.

11 – O encaminhamento das fotografias deverá ser feito entre 19 de agosto e 26 de outubro de 2010. No dia 7 de novembro de 2010 serão anunciados o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. O local e a data da premiação serão definidos posteriormente pela organização do concurso.

12 – Serão premiados os autores das três melhores fotografias. O primeiro lugar ganhará um celular LG GM205-MUSIC, uma assinatura de uma das revistas da Editora Photos durante 12 meses e um certificado de participação no concurso. O segundo colocado receberá uma assinatura de uma das revistas da Editora Photos durante 12 meses. O terceiro colocado receberá uma assinatura de uma das revistas da Editora Photos durante 12 meses.

13 – Uma Comissão Julgadora será responsável pela escolha das fotografias premiadas. A escolha desta Comissão será feita pela equipe organizadora, com a participação de fotógrafos profissionais de experiência comprovada.

14 – A participação neste Concurso implica a total aceitação das regras deste Regulamento. Cada participante, ao preencher a Ficha de inscrição, deverá assinar e datar a declaração que nela consta. Sem a assinatura, a inscrição será considerada inválida. A ficha de inscrição deve ser enviada juntamente com as fotografias para o email do 2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina.

15 – É vetada neste concurso a participação de acadêmicos integrantes dos grupos Fotograma e Monitor de Mídia, bem como funcionários da Editora Photos.

16 – A Comissão Julgadora é soberana para avaliar e decidir sobre os casos omissos neste Regulamento.

Itajaí, 19 de Agosto de 2010

Sobre Robson Souza

Fotógrafo, Professor, Mergulhador onde desenvolveu trabalhos na área da fotografia e a cada dia procurar entender melhor o mundo da simplicidade trabalhando com uma ferramenta que todos nós temos e usamos pouco ou não usamos da forma correta/simples, seu olhar. Na área biológica onde conheceu um mundo diferente pela ocular de um microscópio vê o cotidiano de um ângulo diferente. Atualmente é professor no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) nos cursos de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda e Design de Moda onde leciona as disciplinas de Fotografia.

5 Respostas para “2º Concurso Fotográfico Cultural Memória Catarina…”

  1. Paulo Bueno diz :

    Chance de renovar minha assinatura!

  2. Robson Souza diz :

    sem problemas….pode participar….

  3. Raulino Pedro Gonçalves diz :

    Caros,

    Me interessei pelo concurso mas não entendi o que vocês querem dizer com memória fotográfica e memória catarina.

    Dá para explicar (raupegoncalves@gmail.com)

  4. Robson Souza diz :

    Raulino Pedro Gonçalves

    Mémoria fotográfica é o tema geral do grupo de estudo e o memória catarina é o tema do concurso que a cada ano prioriza uma subtema. Esse ano o subtema é “Brincadeiras de criança.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Prorrogadas as inscrições para o concurso… « FotoGr. - outubro 29, 2010

Deixe um comentário